As belezas e grandiosidades naturais do Brasil são as marcas registradas de seu turismo. De praias a piscinas naturais, de belas dunas a formações montanhosas, de chapadas a imponentes cânions – O Brasil é um país repleto de atrações ambientais e incríveis paisagens.
Se você nunca pensou na possibilidade de conhecer um cânion brasileiro, chegou o momento de você saber que o nosso país abriga vales exuberantes, sendo que um deles é considerado o maior de toda a América do Sul. Ficou curioso em visitá-los? Então confira a seguir os cânions brasileiros que você precisa conhecer. Sem dúvida, será uma experiência inesquecível!

Conteúdo
O QUE É UM CÂNION?
Os cânions são grandes paredões originados por meio de processos erosivos que se formam no decorrer de centenas, milhões de anos e que são moldados principalmente devido à ação dos ventos e a força das águas.
De maneira geral, o cânion é formado através do frequente fluxo de águas dos rios e riachos. Já que essas águas fluem de maneira interrupta e a principal formação geológica é a sedimentar, aos poucos o solo vai sendo desfeito e carregado pelo fluxo das águas, resultando em grandiosas fendas e erosões.
Para pesquisadores e geólogos, os cânions são uma forma de compreender a origem de rochas e do relevo de um determinado local. Para simplificar em uma analogia, imagine que o nosso planeta é uma cebola – um cânion seria como um corte feito por uma faca, que evidencia as camadas rochosas que o planeta terra é constituído.
CÂNIONS PELO BRASIL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
Não é novidade para ninguém que o Brasil é um verdadeiro tesouros de belezas naturais – no que se refere aos cânions, não é diferente. Confira a seguir belos cânions espalhados pelo nosso país que você precisa conhecer!
ITAIMBÉZINHO, RIO GRANDE DO SUL
Para quem pretende visitar um dos cânions mais populares e grandiosos de nosso país, a sugestão é conhecer o Itaimbézinho, situado no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Cambará do Sul e em Santa Catarina no município de Praia Grande.
Em tupi, o nome Itaimbézinho quer dizer “pedra cortada”, relacionando-se com a forma que as pedras se apresentam – parecendo que foram cortadas ou aparadas com uma faca; o que também explica o nome do parque onde este cânion se localiza: Parque Nacional de Aparados da Serra.
O local possui um conjunto de cânion e é o maior da América do Sul. Ao total, são cerca de 13 mil hectares de regiões de mata verde com várias trilhas e cachoeiras – além de oferecer uma vista incrível do cânion visto de cima.
Uma das trilhas mais percorridas é a Trilha do Cotovelo, que oferece uma visão excepcional do cânion – são 6 quilômetros (ida e volta) que levam o visitante ao mirante.
CÂNION FORTALEZA, RIO GRANDE DO SUL
Bem próximo ao Parque Nacional de Aparados da Serra na cidade de Cambará do Sul, está situado o Parque Nacional Serra Geral, que abriga uma gama de cânions tão belos quanto o Itaimbézinho. Para curtir ainda mais a viagem, a sugestão é estender o passeio e conhecer de mais perto as belezas naturais dos dois parques.
O Cânion Fortaleza, assim como o Cânion Malacara são os mais visitados e se assemelham entre si. Ambos proporcionam um sentimento de entusiasmo e encanto quando você se aproxima de suas bordas.
Mas sem dúvida, o que mais de destaca pela sua grandiosidade e onipotência é o Cânion Fortaleza, já que possui cerca de 7 quilômetros de extensão é composto por uma imensa fenda que aparentemente não possui fim!

CÂNION DO GUARTELÁ, PARANÁ
Consagrado como o sexto maior cânion do planeta, o Cânion do Guartelá é um exemplo nítido que a natureza e a sua imensidão não possui limitações! Com fendas de até 450 metros e uma área com cerca de 30 quilômetros, a região encanta com o seu belo e preservado cenário.
Situado no Parque Estadual do Guartelá no município de Tibagi, no estado do Paraná, o local é repleto de trilhas, matas verdes, paisagens estonteantes e cachoeiras cristalinas. Ao chegar lá, você pode optar por dois tipos diferentes de trilhas: a básica e a completa. Ambas possuem boa sinalização e apresentam nível intermediário de dificuldade, entretanto, se você optar pela completa, será necessário que um guia o acompanhe no decorrer do trajeto.
CACHOEIRA DO BURACÃO, BAHIA
Bem distante dos cânions da região Sul, no nordeste brasileiro está situado um dos locais mais impressionantes do país: A Chapada Diamantina. Com muitas montanhas, cachoeiras e trilhas; este local é aventura garantida para quem aprecia uma conexão com a natureza mais primitiva, distante de praias e indo contra os cenários tradicionais da Bahia.
Uma das atrações mais buscadas é a Cachoeira do Buracão, que se trata de uma queda de água no centro de um grandioso cânion que pode ser apreciado tanto de cima quanto de baixo (seja se refrescando nas águas ou percorrendo uma trilha para ter uma visão do alto).
CÂNION DO XINGÓ, SERGIPE
O Cânion do Xingó teve sua origem depois do represamento das águas do Rio São Francisco com o intuito de construir a Usina Hidrelétrica do Xingó (fundada no ano de 1994), entre as divisas do estado de Alagoas e Sergipe.
O que muitos não pensavam que poderia acontecer, é que o local iria se tornar um destino turístico de visitantes vindo de todos os continentes que procuram viagens excepcionais pelo Brasil. Reconhecido como o quinto maior cânion navegável do planeta, lá é possível passear de Catamarã (um tipo de barco que percorre pelos rios) e em alguns trechos embarcar em barcos menores para aproveitar de perto os imensos paredões que rodeiam o lago cristalino. Há também regiões em que é possível banhar-se nas águas locais sem haver risco de afogamento – além de todo o percurso ser realizado com coletes salva-vidas.
Com tantas belezas naturais no Brasil, não podiam faltar os incríveis cânions em nosso país. Aproveite estas opções de destino e aproveite estas incríveis criações da natureza!